Edson Mari
Colunista de Marketing & Vendas

Marketing & Vendas

Marketing Digital na era da Comunicação

            


As mudanças no mundo dos negócios têm ocorrido numa velocidade impressionante. Alguns dos principais motivos são: acirrada concorrência, avanço na tecnologia da informação e mudanças no perfil comportamental dos clientes.

Hoje, temos um alargamento na pirâmide etária brasileira, na qual, em termos populacionais, existe um número predominante de adultos na faixa de 18 a 24 anos. Esse público comporta-se de forma muito diferente da que adultos maduros, ou seja, pessoas com mais de 40 anos. Eles dominam as tecnologias da informação, se comunicam muito bem através de e-mails, redes sociais e compram eletronicamente.

Há alguns anos, empresários e profissionais podiam dar-se “ao luxo” de dizer que não gostavam e nem entendiam nada de tecnologia da informação. Atualmente, não há mais como fugir dessa realidade, e ela é parte estratégica do marketing digital.


 Mas afinal, o que é marketing digital?


 

Se você tivesse que escolher entre televisão, Internet ou revistas, qual dessas mídias você escolheria?

Se a opção foi a INTERNET, então podemos concluir que o marketing digital está ocupando cada vez mais importância nas estratégias de marketing. Se você preferiu qualquer alternativa, pergunte-se o que seu filho escolheria? Certamente seria a INTERNET!

A facilidade que o consumidor tem de localizar qualquer produto através da rede, buscar informações em sites e blogs, e discutir sobre as propriedades e funcionalidades nas comunidades virtuais, faz com que as empresas tenham preocupação em investir numa comunicação digital mais informativa, interativa, eficiente e otimizada.

Nesse contexto, marketing digital são estratégias e ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da Internet e da telefonia celular, além de outros meios digitais, para divulgar e comercializar seus produtos, conquistar novos clientes e fidelizar outros, melhorar sua rede de relacionamentos e fortalecer sua marca.

Enquanto muitas empresas ainda tentam ocupar um espaço no mercado sem site, outras comercializam seus produtos através do e-commerce, possuem blogs, utilizam comunicação através de celulares, redes sociais e otimizam seus sites possibilitando um maior resultado na busca pelos seus e-consumidores.

O marketing digital permite que tenhamos alto retorno sobre o investimento de tempo e dinheiro na comunicação via web. Além disso, possui muitos outros benefícios, como:

- mensurar o resultado das campanhas identificando o que
  funciona e o que não funciona;
- promover ações segmentadas, para públicos bem definidos e  
  com interesses em comum;
- atrair ações gratuitas, por meio de busca orgânica no google ou
  de forma viral via e-mail ou redes sociais;
- através da promoção de conteúdo relevante, construir uma base
  de dados a partir do público fiel;
- utilizar ferramentas como Blog, Facebook, Twitter e google de  
  forma gratuita ou com custo muito inferior a outras mídias como
  a televisão.

O desafio é analisar o novo perfil comportamental dos seus clientes e “prospects”, planejar e implantar ações de marketing digital, e estar preparado para se comunicar e ampliar os negócios com clientes mais informados, exigentes e internautas.

Essa batalha precisa ser encarada com seriedade e profissionalismo. As empresas precisam entender que, para utilizar a nova comunicação e integrar-se ao mercado digital, é preciso elaborar um estudo de mercado e utilizar estratégias competitivas para diferenciar-se dos concorrentes.

Outro passo importante é ter um profissional capacitado em marketing e internet para elaborar, desenvolver e acompanhar as campanhas de marketing digital. Assim como a informação é disponibilizada rapidamente na Internet, os boatos e retorno de clientes mal atendidos também são registrados com facilidade e precisam ser administrados.

Para empresas de pequeno e médio porte, os benefícios do marketing digital são ainda maiores, já que dispõem de poucos recursos para promover seus produtos e serviços.

Os empreendedores ainda se beneficiam pouco do marketing digital por desconhecerem as ferramentas e sua utilização eficiente como canal de comunicação e promoção da sua empresa e produto, ou por terem medo da complexidade deste meio.
Contrate um profissional capacitado e inicie algumas ações de marketing digital! Você vai se surpreender com os resultados!


REBG
Edição Margarete Fraga 
Créditos 
Madeleine Schein
Especializada em Marketing e Inteligência CompetitivaMestre em Administração e Negócios pela PUC-RS
Presidente do Comitê Regional de Cachoeirinha/RS – PGQP
Diretora de Gestão Empresarial e Inovação da ASBRAV
Diretora da Schein Gestão Empresarial
Schein Gestão Empresarial - www.schein.srv.br

Alexandre Neves oferece casa dos seus sonhos
Alexandre Neves oferece casa dos seus sonhos

17.03.2014

                              Alexandre Neves Oferece:     CASA CHÁCARA DAS PEDRAS PORTO ALEGRE/RS                DESCRIÇÃO Casa 3 dormitórios, bairro Chácara das Pe
VENDAS: MAGIA OU ENCANTAMENTO?
VENDAS: MAGIA OU ENCANTAMENTO?

13.08.2013

Encante seus clientes e aumente seus resultados A venda é um ato mágico, o vendedor não tira coelhos da cartola, mas deve ter “truques” para levar soluções que resolvam as necessidades e desejos do cliente. OBJETIVO Levar os participantes a uma reflexão profunda sobre suas atitudes
Descobrindo o real potencial da internet
Descobrindo o real potencial da internet

16.07.2013

                 PALESTRA: O FENÔMENO DAS REDES SOCIAIS                              Fornecer aos participantes uma visão detalhada e objetiva do universo das Redes Sociais, b
Marketing Digital na era da Comunicação
Marketing Digital na era da Comunicação

19.06.2013

             As mudanças no mundo dos negócios têm ocorrido numa velocidade impressionante. Alguns dos principais motivos são: acirrada concorrência, avanço na tecnologia da informação e mudanças no perfil comportamental dos clientes. Hoje, temos um alar
Asbrav promove evento dia 18 de junho, participe !
Asbrav promove evento dia 18 de junho, participe !

16.06.2013

Asbrav promove evento dia 18 de junho às 19h. com o tema Marketing Digital - Venda Mais com a Internet.  As inscrições estão abertas, veja maiores detalhes.   
O Sucesso está ao seu Alcance !
O Sucesso está ao seu Alcance !

08.06.2013

Captação de Recursos Financeiros não reembolsáveis para Inovação Tecnológica
Captação de Recursos Financeiros não reembolsáveis para Inovação Tecnológica

13.05.2013

                                          Inovar ou morrer é uma célebre frase muito aplicada ao mundo empresarial!A inovação tecnológica t
O segredo Para o sucesso da Empresa, depende somente do  empreendedor !
O segredo Para o sucesso da Empresa, depende somente do empreendedor !

06.05.2013

                  Quebrar paradigmas é sempre um desafio, independentemente do que seja. De um lado está o convencional, o pensamento linear, no qual o mercado já está acostumado e, do outro, o espírito criativo, a inovação, a mudança de comport

© Copyright 2011 - Todos os Direitos Reservados - Revista Espaço Brasil Gente
Desenvolvido por: