Edson Mari
Colunista de Marketing & Vendas

Edson Mari

Aprenda Contar Histórias e Piadas - Método prático e rápido

Desde a época das cavernas o homem gosta de contar histórias. Esse costume começou por um motivo simples: pessoas se interessam por histórias.

Histórias e piadas com um fundo moral contadas no momento certo marcam profundamente. São grandes aliadas, ajudam a quebrar o gelo e quando se tem um problema é bom ouvir para ficar menos tenso.

Todos nós conhecemos pessoas que são excelentes contadores, outras que são um verdadeiro fracasso e aquelas que preferem somente ouvir, curtir e quando solicitadas ficam sem graça, alegando que não sabem contar.

Uma piada é a soma da história que é contada e do modo de contá-la. Se apóia do jeito pessoal do contador, a voz, as expressões faciais, a gesticulação expressiva e envolvente.

A grande maioria das piadas repousa numa surpresa, numa reviravolta que ocorre geralmente  na última frase. É como contar uma história, tem uma seqüencia e uma surpresa.

Descrição, ação, dialogo e narração são os elementos básicos para se contar uma história e elas tem que ser contadas com envolvimento e com um objetivo: divertir ou meditar.

As técnicas para aprender a contar piadas e história são muito simples. É pesquisar, selecionar, escrever, ler em voz alta, praticar sozinho e contar para o mundo.

Com apenas vinte piadas e histórias você pode monopolizar um auditório ou uma roda de amigos por mais de uma hora. Isso sendo só você a contar.

Imagine 50, 60, 80, 100 ... com o passar do tempo terá um repertório expressivo.

Estabeleça uma meta com cinco piadas e histórias por semana.

Pesquise, analise histórias com fundo moral marcantes e selecione. Faça o mesmo com piadas. Sendo ótimas para você tenho certeza que será para muitos.

Escreva e  leia em voz alta quantas vezes forem necessárias. O importante no início é até decorar. Após absorver, pratique e treine contando para você mesmo diante de um espelho. Valorize a história com sua atuação.

Quando estiver pronto comece com alguém da família, da empresa, melhor amigo. Nunca perca a oportunidade de contar. Faça o mesmo com as próximas.

Em nosso dia-a-dia e quando nos reunirmos com familiares e amigos, alguém sempre começa contando uma piada, criando um ambiente descontraído, alegre, contagiando todos ao riso e estimulando outros a contar.

Feche os olhos. Imagine você seguro de si, confiante, determinado e transmitindo historias e piadas fazendo parte como contador. São momentos especiais. São momentos mágicos.

Se acham você um chato por contar piada mal, espero que não tenha perdido o humor e nem a confiança. Comece a praticar e quando tiver oportunidade surpreenda.

Quando contar sua história ou piada:

1- Olhe as pessoas que estão ouvindo. Isso ajuda a envolvê-las na narração.

2- Se a história ou piada requer, faça expressões e gestos eloqüentes. Faça. Atue.

3- Mudar o tom de voz para interpretar a fala dos personagens ajuda o expectador a entrar na história.

4- Piada e história precisam de ritmo, se for longa ou lenta demais poderá perder a atenção do ouvinte.

5- O ouvinte precisa entender o que você diz. Não use palavras complicadas nem fale baixinho.

6- Crie suspense para prender a atenção. Faça pausa antes de momentos importantes da história ou piada.

7- Quem deve rir é quem escuta, não quem narra, senão o público se desconcerta e fica confuso.

Você tem o maior poder que é o poder de decisão. Se quer realmente aprender ou se aprimorar tem que investir em você. Decida-se e comece agir.

Boa sorte & sucessos.



REBG
Edson Roberto Mari
Colunista de Markenting & Vendas

Aprenda Contar Histórias e Piadas - Método prático e rápido

20.09.2015

Desde a época das cavernas o homem gosta de contar histórias. Esse costume começou por um motivo simples: pessoas se interessam por histórias.Histórias e piadas com um fundo moral contadas no momento certo marcam profundamente. São grandes aliadas, ajudam a

15.09.2015

Não existe mercado sem vendas, não existe negócio sem vendedor. Não conheço um só negócio que não precise vender sua marca, seus conceitos, seus produtos ou serviços e, hoje, qualquer profissão; sejam médicos, advogados,
Uma história Verdadeira!

07.09.2015

Toda vez que o vendedor se deslocava para trabalhar em Caxias do Sul, visitava um empresário que tinha a fama de não comprar nada de representantes da capital.Ao chegar à recepção da empresa, entregava seu cartão para a secretaria e com um sorriso agrad&aacu

© Copyright 2011 - Todos os Direitos Reservados - Revista Espaço Brasil Gente
Desenvolvido por: